A partir desta segunda-feira (20), os cianortenses e visitantes que passarem pelo hall da Prefeitura contam com um novo cenário. Isto porque, com o apoio da Divisão Municipal de Cultura, o local está abrigando a exposição “Lixo que vira arte”, um acervo produzido pelos alunos dos sétimos anos do Colégio Estadual Igléa Grollmann e das sextas séries da Escola Estadual de São Lourenço, durante as aulas de Arte, ministradas pela professora Marilza Yabe e pelo monitor Juliano Reynaldo Anaconi, respectivamente. As obras têm como tema a preservação e a degradação do meio ambiente que, aliadas ao lúdico, chamam a atenção para a conservação da flora e da fauna paranaense.

“Este é o resultado de uma iniciativa que envolve diversas questões: o ensino da arte; o desenvolvimento da consciência ambiental; o reaproveitamento de materiais, como a madeira de caixaria; e o resgate da pirografia, uma das primeiras manifestações artísticas humanas, que utiliza o calor para a realização de gravuras. Contudo, a maior gratificação é a transformação na vida do aluno, que passa a enxergar novos horizontes. A criança se sente maravilhada e não existe melhor satisfação que ver o brilho em seus olhos”, afirmou a professora Marilza.

“Além de possibilitar o acesso dos alunos à prática de um estilo artístico, desenvolvendo suas habilidades criativas e motoras, o projeto promove a reflexão sobre o que devemos fazer para ter o mundo em que queremos viver”, contou Juliano que, com experiência no trabalho com madeira, também tratou com os alunos a questão do resgate e da preservação da cultura paranaense, bem como está abrilhantando a exposição com obras de seu acervo pessoal. “Trabalhamos símbolos de nosso Estado, como a araucária e a arara uma, que não podem ficar de fora da memória e da identidade cultural do Paraná”, alertou o artista, juntamente com a diretora da Escola Estadual de São Lourenço, Francisca Ferreira Vicente.

O prefeito Bongiorno, que prestigiou a abertura da exposição, elogiou a iniciativa. “É impressionante. Um trabalho muito belo, tanto o de proporcionar o aprendizado, quanto as obras de arte resultantes dele. Vocês estão de parabéns. Podem ter a certeza de que estas experiências marcaram a vida dos alunos. Cianorte tem orgulho de contar com pessoas talentosas e comprometidas com o ensino diferenciado e de qualidade, como vocês”, destacou o gestor municipal.

As obras, que encantam os que adentram ao recinto, permanecem no hall de entrada da Prefeitura até a próxima sexta-feira (24). “Todos estão convidados a apreciar esta exposição, que não só valoriza o trabalho e a produção de alunos e professores cianortenses, mas também se apresenta como uma opção cultural para toda a comunidade”, enfatizou a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.